domingo, 7 de outubro de 2007

Entrevista com Leandro Lima, surfista de Tow-In da equipe Vento Sul




O que é o surf de Tow-In?
O surf de Tow-In é o surf rebocado por jet ski em ondas que não se consegue entrar remando.

Quando você começou a praticar o Tow-In?
Realizei um curso com o Rodrigo (Monster) Resende na praia de Torres no ano de 2002, mas só comecei a me dedicar mais depois que adquiri um jet ski uns 2 anos depois do curso.

O que é preciso para a prática do Town-In?
Primeiro deve-se encontrar uma equipe para fazer um curso básico, e depois se gostar do esporte, a pessoa terá que fazer outros cursos como pilotagem e resgate na zona de impacto (lugar onde as ondas quebram). Fora isso é preciso o equipamento adequado.

Onde se pode realizar um curso desse e quanto se gastaria para adquirir o equipamento?
Os cursos são ministrados por diversos profissionais e variam de 400 a 1.200 reais dependendo do conteúdo. Já para adquirir o equipamento ideal seriam em torno de 35 mil reais incluindo Jet ski, sled (prancha de resgate colocada na parte de trás do Jet ski), pranchas, cabo, etc, fora um veiculo 4x4 para não passar por roubadas (atolar na areia, por exemplo) fora da água.

Como é a prática do Tow-In no Brasil? Quais são as leis para a prática, se é que elas existem?
A prática de Tow-In vem crescendo no Brasil, e isso assusta um pouco todos os praticantes, pelo fato de que varias pessoas, que, só por terem um grande poder aquisitivo compram um jet-ski e tentam praticar sem nenhuma noção de pilotagem e de primeiros socorros que é o básico que se deve saber. Sobre as leis é mais complicado, porque perante a Marinha do Brasil o Tow-In é proibido, e um dos motivos é o fato do jet-ski ser uma embarcação para aguas internas. Isso inclui rios, lagos, lagoas, etc, sendo proibido o uso no mar.
Porem esta sendo criada uma confederação brasileira de Tow-In, e um de seus objetivos será regulamentar o esporte.
Vale frisar que não se pratica Tow-In em praias onde existam surfistas surfando na remada, por respeito e pela segurança.

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Otima entrevista. Poderias ter usado um pouco mais de informalidade, pois não estavas escrevendo para o Diario Catarinense e sim para um blog que fala de surfe. Teus leitores não usam gravata. Mas a conversa foi muito legal e valorizou teu blog.
Abração
Castilho

Unknown disse...

Gostaria de dar os parabéns ao Gustavo pela materia sobre o Tow-In. É fundamental ter fontes precisas e confiavéis quando se falam de asuntos envolvendo esportes de alto risco.
Um abracao!